Chá de hibisco é uma das principais opções para reduzir a retenção líquida. (Imagem por Marco Verch, sob a licença Creative Commons 2.0)

Infusões de plantas são ótimas aliadas em dietas de emagrecimento. Folhas e sachês são econômicos e o preparo não costuma levar mais de 15 minutos! Por esses e outros motivos, muitas pessoas tomam chá para perder gordura abdominal.

A bebida, de acordo com uma lenda, foi originada na China, quando folhas de uma árvore caíram sob a água que um imperador utilizou para beber.

Hoje, a infusão é a segunda bebida mais popular do mundo, perdendo apenas para a água e, embora seja consumida socialmente, pesquisadores reconhecem benefícios medicinais, como a redução do risco de câncer e de doenças cardíacas. 

Você quer saber mais sobre como utilizar chás para eliminar gordura abdominal? Então leia este artigo até o fim, entenda como a infusão pode te ajudar a emagrecer com saúde e conheça algumas opções recomendadas.

Conheça as principais propriedades dos chás

Os chás têm muitos benefícios nutricionais, quase nenhuma caloria e vários elementos naturais, como a teofilina (que estimula o metabolismo), polifenóis (substâncias ricas em antioxidantes) e aminoácidos (moléculas fundamentais na formação de proteínas).

Entre esses compostos, estão as catequinas e a cafeína, principais substâncias com propriedades emagrecedoras nos chás.

As catequinas atuam como antioxidante e a cafeína age como estimulante. Ou seja, a infusão queima calorias e produz mais energia e concentração durante a prática de atividades físicas, ações que potencializam a perda de peso!

Além do emagrecimento, há evidências científicas de que o chá ajuda na proteção contra cânceres de pulmão, seios, pele, cólon e fígado, além de evitar índices de colesterol altos, pressão alta e doenças cardíacas. No entanto, mais pesquisas devem ser feitas nesse sentido e você deve respeitar algumas recomendações básicas.

Respeite as recomendações gerais de consumo

Quem gosta de chá diz ser melhor preparar a bebida com folhas ao invés de sachês porque, para ter o melhor sabor, é preciso que as folhas tenham espaço para se expandir e desenrolar.

No entanto, além do sabor, vale considerar que, durante o processamento industrial, muitos nutrientes podem ser perdidos. Por isso, dê preferência à infusão de folhas. 

A temperatura da água também pode afetar a qualidade da bebida. No preparo do chá- preto, esta pode chegar a cerca de 93 ºC, mas para o chá-verde e o chá-branco, 76 ºC é  suficiente. O tempo de infusão também varia, mas recomenda-se, em geral, de 2 a 5 minutos.

É importante evitar o consumo próximo às refeições, pois chás podem inibir a absorção de alguns nutrientes.

Além disso, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com enfermidades não devem fazer uso antes de consultar um profissional da saúde.

Conheça os principais chás para perder gordura abdominal

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa bebida milenar, conheça algumas opções que podem te ajudar a alcançar o desejado emagrecimento.

Chá-verde

O chá-verde é rico em cafeína e catequinas (Imagem por Dung Thuỳ Vũ Nguyễn, disponível em Pixabay).

O chá-verde tem muitos antioxidantes e várias substâncias benéficas para a saúde! Estudos mostram que a bebida pode aumentar a queima de gordura e promover a diminuição do peso. É uma ótima opção de chá para emagrecer mais rápido, e uma das mais famosas.

Uma xícara contém muito menos cafeína (24-40 mg) do que um copo com café (100—200 mg). Ainda assim, o chá-verde ajuda a emagrecer, inclusive devido à alta quantidade de antioxidantes e catequinas, não por acaso, é um dos principais ingredientes em suplementos termogênicos.

Chá de hibisco

O chá de hibisco tem sabor suave, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquidos. Por isso, é uma ótima opção para secar!

A bebida tem uma alta concentração de antocianina (flavonoide), substância com ação antioxidante e antiinflamatória. Aliás, a gordura abdominal está relacionada à inflamação e este é um motivo pelo qual o chá de hibisco é um dos melhores chás para alcançar seu objetivo.

Para prepará-lo, aqueça um litro de água e acrescente 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco ou em sachê. Desligue o fogo, tampe e deixe na infusão por cerca de 5 minutos.  

Atenção: ao comprar esse chá, confira o nome científico da planta: Hibiscus Sabdariffa. A flor de hibisco encontrada em jardins não é a mesma que se utiliza no preparo da bebida.

Chá-de-sete-ervas

O ganho de peso pode ser causado por vários fatores, então é interessante que o chá atue em diferentes áreas.

Este chá é feito com uma combinação de 7 folhas: abacateiro, carqueja, cavalinha, chapéu-de-couro, espinheira-santa, jurubeba e erva-de-bugre. Para quem quer emagrecer, é uma boa opção.

O resultado dessa mistura ajuda a reduzir o apetite, a gordura localizada e a regular o intestino, além de combater a ansiedade e as celulites. Você pode tomar 1 litro por dia em doses fracionadas ou conforme indicação de um médico ou nutricionista.

Chá-preto

O chá-preto é mais rico em cafeína (Imagem por captain.orange, disponível em Flickr, sob a licença CC BY-ND 2.0).

O chá-preto é mais forte, inclusive no sabor. Segundo um estudo, a bebida contém maior teor de cafeína do que o chá-mate, o chá-branco e o chá-verde.

É rico em flavonoides e em polifenóis, substâncias que, além de auxiliar no emagrecimento, ajudam a prevenir a formação de potenciais agentes cancerígenos no corpo.  

Embora seja cheio de benefícios, o chá-preto não deve ser bebido em excesso, pois a cafeína pode causar insônia e agitação.

Chá-branco 

Essa bebida se destaca pela forte ação antioxidante, principalmente, devido às grandes quantidades de catequinas.

Por isso, ajuda a prevenir cânceres, doenças cardiovasculares e doenças cerebrais degenerativas. A bebida tem ação antiinflamatória e é uma boa opção de chá para perder gordura abdominal visceral.

Outra substância presente no chá branco é a L-teanina, um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), da dopamina e da serotonina: neurotransmissores relacionados à sensação de relaxamento e bem-estar.

Por isso, além de o chá ser bom para emagrecer, pode ajudar com problemas como insônia, depressão e estresse.

Chá de gengibre e limão

O gengibre possui propriedades antiinflamatórias, ajuda a digerir o açúcar e a regular os níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 2. E, como altos níveis de açúcar estão relacionados à produção de gordura, inclusive abdominal, essa é uma boa opção de chá para emagrecer.

Para preparar o chá, coloque fatias de gengibre fresco na água e deixe na infusão por cerca de 8 a 10 minutos. Se quiser, jogue algumas folhas de menta e coloque limão a gosto.

Algumas receitas sugerem também a adição de mel para adoçar. Se o gosto ficar forte, você pode fazer isso ou colocar mais água.

No entanto, evite colocar muito gengibre pra evitar o aumento da pressão arterial e desconfortos intestinais. Adicionar cerca de 4g ao chá é suficiente.

Siga uma dieta e pratique atividade física

Os chás podem te ajudar a perder gordura abdominal e peso de modo geral. Eles têm vários benefícios para a saúde e reduzem a retenção líquida, fenômeno que dá aquele aspecto de inchaço.

Usar chás para perder gordura abdominal por pessoas saudáveis pode ser uma boa ideia, mas para funcionar, é preciso aliar a bebida a uma dieta apropriada, saudável e a exercícios físicos.

Por isso, busque praticar algum esporte, pelo menos 30 minutos por dia, e certifique-se de manter um balanço calórico negativo, ou seja, gaste mais calorias do que consome em sua dieta.

Use chás pra reduzir a gordura abdominal e diminuir a retenção líquida

O chá pode acelerar o metabolismo, inibir a oxidação das células, combater a inflamação e auxiliar na queima de gordura abdominal, mas entenda que seus efeitos são modestos em relação à quantidade de quilos perdidos.

Considere que o chá é um bom aliado na eliminação de gordura abdominal, não uma solução mágica.

A bebida atua com mais eficácia na diminuição de retenção líquida, mas só esse resultado já dá uma aparência mais definida e a boa notícia é que você pode notar resultados em até mesmo uma semana de uso!  

Você entendeu como utilizar chás para perder gordura abdominal? A bebida ajuda a emagrecer e é mais eficaz na diminuição da retenção líquida, mas além de melhorar a aparência, pode trazer muitos benefícios à saúde. Se você tiver alguma enfermidade ou faz uso de medicamentos, no entanto, lembre-se de procurar um médico ou nutricionista antes de consumir chás.  

Você conhece alguém que deseja emagrecer e gostaria de saber sobre o uso de chás para perder gordura abdominal? Então compartilhe este artigo com ele ou ela!

Assine a nossa newsletter e receba novidades, dicas, conteúdos, promoções e indicações de produtos por e-mail gratuitamente!

Inscrição realizada com sucesso!