Por diferentes motivos, você pode ter que parar de treinar e, como resultado, emagrecer ou engordar em poucas semanas. Porém, a possibilidade de recuperar o shape anterior rapidamente existe — graças à memória muscular!
Será que há algo que você possa fazer para não perder músculos ou aumentar o percentual de gordura corporal? Por quanto tempo você pode ficar sem treinar e, ainda assim, ser capaz de recuperar a boa forma física rapidamente?
Respondemos a essas e outras perguntas neste artigo! Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como funciona a memória muscular, a sua relação com o treino e como voltar a ser fit em menos tempo.
O que é memória muscular?
A memória muscular, no universo fitness, refere-se à habilidade que o corpo tem de recuperar a massa magra e o nível de força que você perdeu durante o tempo que ficou sem praticar exercícios físicos regularmente.
Devido a essa habilidade, você pode ficar algum tempo sem treinar e, mesmo se perder massa muscular, conseguir recuperar seus ganhos com relativa facilidade.
Aliás, alguns preparadores físicos recomendam a atletas um período sem treino para favorecer a recuperação muscular na volta à rotina de exercícios.
Como funciona a memória muscular?
As células musculares são maiores e mais complexas do que outras células do corpo e podem chegar a conter centenas de núcleos.
Quando você ganha massa muscular, as suas células crescem de tamanho e também cresce a quantidade de núcleos dessas células.
No entanto, quando você perde massa magra, isso não acontece da mesma maneira.
Durante o período em que você não está treinando — e muito provavelmente não está respeitando uma dieta —, seus músculos tendem a perder massa.
No entanto, apenas o tamanho das células musculares diminuem — não a quantidade de seus núcleos, até certo ponto.
O que acontece quando você deixa de treinar?
A falta de atividade física pode levar à perda de massa muscular e de força.
No entanto, a rapidez disso e o tempo que leva para voltar à boa forma anterior depende de muitos fatores, como a sua composição muscular e quanto tempo você fica sem treinar.
Atletas profissionais ou em nível avançado tendem a demorar mais pra perder força e massa muscular. Iniciantes, por outro lado, devem perder massa magra mais facilmente.
Você percebe por que algumas pessoas perdem peso rápido ao ficarem pouco tempo sem treinar, durante as férias ou enquanto se recuperam de um resfriado?
Em geral, as células conseguem armazenar os núcleos por até 90 dias sem ritmo de atividade física frequente.
Após esse período, fica mais difícil pro atleta voltar ao mesmo nível de força e composição muscular anterior com a mesma facilidade.
Como evitar a atrofia e recuperar a massa muscular rapidamente?
Se você não puder treinar por algum tempo, procure apenas reduzir o nível de atividade física — não pare completamente! Exceto, é claro, em caso de recomendação profissional.
Um treino por semana, pelo menos, pode te ajudar muito a manter o nível de força. Além disso, cuide da sua dieta e mantenha um estilo de vida saudável.
Os pilares para recuperar a massa muscular perdida durante o tempo sem treinar são os mesmos de antes — com a vantagem de ser mais fácil!
Aumente o nível de atividade física gradualmente. Faça uma dieta de hipertrofia, exercite-se regularmente, hidrate-se e durma o suficiente!
Você entendeu como funciona a memória muscular e a sua relação com o treino? Se você ficou sem treinar por até três meses, deverá ser mais fácil voltar à boa forma física. No entanto, se possível, evite perder seus ganhos mantendo uma boa dieta e algum nível de exercício semanal. Ao voltar a praticar esportes regularmente, alimente-se bem, hidrate-se, durma o suficiente e deixe a memória muscular atuar.
Uma maneira de evitar o sedentarismo é fazer exercícios em casa. Se você quiser conhecer alguns programas de treinamento online, clique aqui.