A dança promove o bem-estar e oferece diversos benefícios à saúde (Imagem por Lookstudio, editada pela e-FIT, disponível em Freepik).

A Every Day Health publicou um artigo em seu site sobre os benefícios da dança à saúde mental e corporal. Além de queimar calorias, a prática ajuda a aliviar o estresse, fazer amizades e muito mais.

Você quer saber quais são esses benefícios? Então confira a adaptação do conteúdo a seguir e prepare-se para sentir vontade de ligar a sua playlist favorita e bailar! 

1. Melhora a memória

Além de elevar o ânimo, dançar ajuda a envelhecer melhor, de acordo com um estudo publicado nos Estados Unidos.

A melhora na memória e a prevenção de demência na Melhor Idade são alguns dos benefícios da dança. A pesquisa revela que exercícios aeróbicos podem reverter a diminuição da parte do cérebro que controla a memória, fenômeno que ocorre em adultos naturalmente.  

2. Aprimora a flexibilidade

Sabe aqueles agachamentos e passos na ponta do pé, tão comuns no balé?  Não são feitos apenas por estética: os movimentos melhoram a flexibilidade e reduzem a rigidez!  

Aliás, alongamentos trazem benefícios similares e você pode fazê-los sem sair de casa! Especialmente, se você costuma sentir dores nas articulações ou após fazer atividades físicas.  

3. Diminui o estresse

Se você se sente tenso ou tensa, talvez seja uma boa ideia convidar alguém para dançar!

De acordo com um estudo publicado nos Estados Unidos, dançar com alguém, com acompanhamento musical, ajuda a diminuir o estresse.  

4. Alivia a depressão

A capacidade de elevar o humor é mais um benefício do hábito.

Na Turquia, 120 voluntários com depressão foram divididos em dois grupos, a fim de avaliar o efeito da dança nos níveis da doença, em um estudo.  

As pessoas que treinaram 3 vezes na semana, durante 3 meses, apresentaram uma redução significativa nos níveis de depressão, diferentemente dos voluntários que não dançaram. 

5. Ajuda o coração

A dança é uma ótima atividade para quem tem doenças cardiovasculares!

Na Itália, um estudo indicou que a valsa é segura e pode ajudar pessoas com insuficiência cardíaca estável de maneira similar a exercícios aeróbicos.  

6. Promove o emagrecimento

Segundo um estudo, a dança aeróbica é tão benéfica para a perda de peso e o aumento da potência aeróbica quanto andar de bicicleta ou fazer caminhada.  

Se perder peso é um dos seus objetivos, aproveite para ler artigos sobre emagrecimento aqui no blog!  

7. Melhora o Equilíbrio

Aulas de tango podem ajudar a manter o equilíbrio, especialmente em adultos na Melhor Idade, segundo um estudo.

Isso ocorre por que, durante a dança, existe uma necessidade de realizar movimentos rápidos e manter uma boa postura. A prática frequente melhora a estabilidade e o controle do corpo.  

8. Eleva a energia

Faltando disposição?

Aulas de dança podem ser benéficas também nessas situações. A prática semanal deve melhorar a performance física e aumentar os níveis de energia em adultos.  

9. Ajuda a fazer novos amigos

Aulas de dança também são excelentes lugares para fazer amigos e manter boas relações sociais!

E, como consequência, o dançarino ou a dançarina deve ganhar mais felicidade, diminuir seus níveis de estresse e melhorar a imunidade.

Em resumo, a dança oferece diversos benefícios à saúde da mente e do corpo, além de ajudar a fazer amizades. Não é de se admirar que tantas pessoas são apaixonadas pela arte, não é? Se você ainda não dança, considere começar!

Você gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam os benefícios da dança!

Assine a nossa newsletter e receba novidades, dicas, conteúdos, promoções e indicações de produtos por e-mail gratuitamente!

Inscrição realizada com sucesso!